SINTESE DA ABERTURA DO ANO LECTIVO 2017

Teve lugar na Escola Génios no dia 21 de Janeiro de 2017 pelas 9 horas a sessão de abertura do ano lectivo 2017. 

Estiveram presentes os educandos da 1ª a 7ª classe, Pais e Encarregados de Educação, Colaboradores da Escola (marketing, Catering, Fardamento, limpeza) corpo docente e não docente. 

Presidida pela Diretora da Escola a sessão iniciou com a entoação do hino Nacional seguido das atividades programadas de acordo com a agenda do dia. 

Assim, houve uma saudação aos Pais e Encarregado de Educação seguida da apresentação do programa do dia. O momento cultural, a apresentação dos professores, colaboradores e parceiros da Escola Génios também constituíram parte integrante desta sessão que foi complementada pela apresentação do menu mensal para as refeições das crianças, a mensagem dos Pais e Encarregados de Educação, a leitura do regulamento interno (parte pedagógica e administrativa), apresentação das linhas gerais do Plano 2017, mensagem da abertura do ano lectivo e finalmente a visita as salas de aulas. 

Apos as apresentações feitas foi dado um momento para auscultação das preocupações dos Pais e Encarregados de Educação ao que foram dadas as seguintes observações:

  • Se o as Linhas Gerais do Plano de Atividades e o Menu das refeições, serão distribuídas aos Pais
  • Se todos os Pais podem ter o Regulamento Interno da Escola mesmo em formato digital
  • Porquê a Escola Génios e o que é que a Escola tem diferente das outras escolas
  • Se a escola só tem pai e mãe escola e não mãe e pai turma
  • Se existe um mecanismo de comunicação entre os pais e encarregados de educação
  • Se a escola tem celebrado as datas comemorativas
  • Se em 2017 haverá o habitual festival Génios
  • Se o Período de pagamento das mensalidades pode ser alargado para 10 dias
  • Outros aspetos que mereceram observações e esclarecimentos tem a ver com o fardamento, a segurança das crianças no recinto escolar, a qualidade da agua em usona escola, o tratamento que se da em caso de pagamentos feitos com cheques sem cobertura, a colocação de placas em locais estratégicos a indicar o caminho a seguir para se chegar a escola e a possibilidade de reduzir as taxas de penalização no atraso ao pagamento das propinas, entre outras. 

Todos os questionamentos foram esclarecidos positivamente tendo sido explicado que a Escola Génios tem uma página 
Web (www.escolagenios.edu.mz) onde algumas questões levantadas podem ter lá a resposta (regulamento interno, plano de atividades 2017, menu das refeições, etc.).

O período para o pagamento das propinas foi prolongado para 10 dias enquanto as taxas de penalização no atraso de pagamento das mensalidades ficaram por ser revistas com ajuda de alguns Pais. 

No que diz respeito ao que a Escola Génios tem diferente das outras escolas foi explicado que a Génios prima pela educação centrada na criança conciliando os métodos tradicionais de ensino e a Metodologia Montessori em que a criança aprende a manipular os materiais de ensino, despertando em si o potencial inventivo e aliando-o ao desejo de conhecer e de erguer o véu do universo que ainda lhe e desconhecido por meio do aprendizado pratico. 

Por enquanto a escola tem pai e mãe escola porque no ano passado funcionou com poucos alunos. Neste presente ano, dado ao crescente número de crianças já se justifica a existência de mãe e pai turma/ciclo. 

O whta’s up tem sido utilizado como mecanismo de comunicação dos pais e as datas comemorativas são sempre recordadas através de atividades concretas. O Festival Génios é um mecanismo não só de divulgação e marketing mas também de descobrimento de talentos e interação das crianças da Génios com outras das escolas 
circunvizinhas. Por essa razão a Direção da Escola Fara tudo para que o mesmo seja realizado também neste presente ano. 

Na medida do possível a Escola ira satisfazer todas as inquietações e propostas apresentadas pelos Pais e Encarregados de Educação
Matola, 24 de Janeiro de 2017

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *